MACAÉ TEM

Natureza

Pico do Frade

O Pico do Frade é o ponto mais alto do município. Tem 1.429 metros de altitude, estando a 56 km do centro urbano. Ideal para a prática de escaladas e caminhadas, de preferência com guias, que podem ser contratados na cidade.

Peito do Pombo

O Peito do Pombo, com 1120 metros, situado próximo ao Arraial do Sana, onde a natureza esconde belezas exuberantes, incluindo cachoeiras praticamente intocadas.

O Sana possui uma boa estrutura de pousadas e campings próximos de corredeiras onde é possível praticar rafting e rapel.

Hidrografia - Rios , Praias e Lagoas

Corredeiras de Glicério

As corredeiras de Glicério tornaram-se famosas para a prática de canoagem, devido a presença de uma antiga usina de eletricidade nas imediações. A comunidade local desenvolveu um interessante esporte denominado “boiagem”, que consiste em descer as corredeiras em bóias feitas de pneus de automóveis.

Rio Macaé

O Rio Macaé nasce na Serra de Macaé, em Lumiar, (5° Distrito de Nova Friburgo), numa área de proteção ambiental conhecida como Macaé de Cima. Desce a região serrana e deságua no Oceano Atlântico. Grande parte de seu leito é navegável. É o rio que abastece a cidade.

Lagoa de Jurubatiba

A Lagoa de Jurubatiba é uma das menores entre as 18 lagoas que integram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Suas águas de coloração escura, devido a presença de raízes, são límpidas e transparentes. É permitida a visitação e o banho, mas a pesca não é permitida.

Lagoa de Imboassica

A Laguna de Imboassica já foi considerada um verdadeiro santuário ecológico. Hoje em dia recebe dejetos de esgoto domiciliar de alguns bairros que surgiram em seu entorno. É muito procurada para as atividades de lazer e para a prática esportiva. Tem uma área de 5 quilômetros quadrados, fazendo limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 quilômeros do centro da cidade.

Arquipélago de Sant'Anna

O belo Arquipélago de Sant'Anna é formado pelas ilhas do Francês, Ilhote Sul e Sant'Anna. Localizado a 8 quilômetros do cais do Mercado Municipal é utilizado para o lazer e para a pesca. Nele vivem colônias de gaivotas além do vai e vem de algumas espécies de aves que migram da América do Norte na época do inverno.

Praia do Pecado

A Praia do Pecado é a continuação da Praia dos Cavaleiros até encontrar-se com a Lagoa de Imboassica, já no limite com o município de Rio das Ostras. Ideal para o surf e para o bodyboard é muito procurada também para a prática de pesca de mergulho e pesca de linha.

Praia dos Cavaleiros

A Praia dos Cavaleiros localiza-se no bairro de mesmo nome, reduto dos principais restaurantes da cidade. Ideal para o banho e para a pesca em suas várias lajes e costões. Na Praia dos Cavaleiros realizam-se as competições esportivas do FestVerão.

Praia Campista

A Praia Campista é de mar aberto e agitado, sendo muito utilizada para a pesca e há também escolas de Kitesurf, por ser um local com ótimo espaço e condição para a prática desse esporte. Localiza-se entre a Prainha do Farol e a Praia dos Cavaleiros, muito próxima ao centro urbano.

Prainha do Farol

A Prainha do Farol tem apenas 120 metros de extensão. Quando o mar está calmo, suas águas cristalinas são um convite ao banho e também para a pesca. Nesta praia localiza-se a ruína do antigo farol de Macaé, construído em 1880, nos primeiros anos de existência do município.

Praia de Imbetiba

Esta praia foi a mais agredida desde o início da exploração na Bacia de Campos . O Terminal de Imbetiba,onde localiza-se a principal sede da Petrobrás , atua em apoio as atividades de extração de petróleo na plataforma continental. É muito procurada para a prática de cooper e para passeios ao amanhecer e ao entardecer.

Praia da Barra e São José do Barreto

A Praia da Barra é o canal de saída dos pescadores em direção ao alto mar e por ser onde o Rio Macaé desagua , recebe detritos e raramente aparece apropriada para o banho . Já São José do Barreto é um prolongamento da Barra , e se estende até o município de Quissamã.